Por Mário Beja Santos ||| Sendo septuagenário, possuo suficiente lembrança de ter visto muita gente desdentada, a sorrir com os dentes estragados, felizmente que todo esse panorama desolador de falta de saúde, de fealdade e sofrimento tende a desaparecer, as novas gerações ganharam exigência e é hoje uma constante da sociedade a preocupação com a saúde oral. São múltiplos os benefícios de ter a boca tratada, saudável, é um ganho na nossa imagem, fica facilitada a comunicação e a interação com os outros, evitam-se situações dolorosas na boca e na face, previnem-se algumas doenças graves como o cancro oral e o da garganta, mas acima de tudo as infeções orais, a cárie dentária, a doença das gengivas, principais problemas que podem limitar atividades normais do nosso quotidiano, como mastigar, sorrir ou falar.
Melhorámos muito, mas há muito caminho para andar. É por isso que neste Dia Mundial da Saúde Oral devemos procurar passar a mensagem de que a forma mais eficaz de prevenir as doenças orais e de manter o estado de saúde global passa por assegurar uma higiene oral adequada. Prova terá lugar a 15 e 16 de abril nos territórios de Baião, Marco de Canaveses e Amarante e faz parte, pela primeira vez, do calendário FIA – Federação Internacional do Automóvel.
O rali é organizado pelo Clube Automóvel de Amarante e tem o patrocínio dos três municípios e ainda do grupo automóvel MCoutinho. A prova foi apresentada na BTL deste ano, que decorreu na FIL, em Lisboa. #rali #RaliTerrasAboboreira #automobilismo #FPAK #FIA Município de Baião Município do Marco de Canaveses Município de Amarante Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting Clube Automóvel de Amarante CIM do Tâmega e Sousa Telmo Pinto, Primeiro Secretário da CIM do Tâmega e Sousa, destaca o "trabalho em rede" entre as diversas entidades ligadas ao turismo no norte do pais como atitude para atrair mais turistas ao território. #BTL #TâmegaeSousa #Douro_Tâmega_e_Sousa Loja de Baião na cidade do Porto abre ao público tardes e noites de 3ª a domingo, na R. Campo Mártires da Pátria, 26, entre o Palácio da Justiça e o Hospital Sto. António. É uma montra para os produtos regionais do concelho e para chamar os turistas a visitar o território, diz o presidente da Câmara, Paulo Pereira. Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte, esteve na reabertura da loja e elogiou a iniciativa. O responsável lamentou que depois de uma pandemia tenha agora surgido uma guerra para atrasar a retoma do turismo no Norte de Portugal mas disse que o objetivo é "nunca desistir". #Baião #CasadeBaiãonoPorto #Turismo #ProdutosLocais #TurismodoPortoeNorte Município de Baião Turismo do Porto e Norte de Portugal Por Mário Beja Santos ||| Foram norte-americanos e britânicos que revolucionaram uma literatura que já assentar praça em finais do século XIX, recorria-se fundamentalmente a detetives privados, homens com génio dedutivo, que, em percursos mais ou menos laboriosos, desenvencilhavam tramas bem urdidas pelo génio do homicida. Os EUA contaram com uma crescente audiência de leitores, surgiram revistas, hoje marcos referenciais deste subgénero literário, caso de Black Mask, enredos de assassínio, inquéritos por vezes tumultuosos, desmascaramento e punição. O género Black Mask era popular porque fazia eco de situações visíveis no quotidiano, entre nós passou-se a chamar o Romance Negro, podia envolver gangues, rufias, ladroagem na alta sociedade e sempre um expedito detetive iria dar-nos a satisfação de um portentoso desfecho final.
|
AutorEdição Mais Norte Categorias |