Por Mário Beja Santos ||| Abreviadamente, a constipação desenvolve-se com os seguintes sintomas: ligeira irritação da garganta, nariz a pingar, febre baixa ou estado febril e mal-estar geral. Estes sintomas nasais, bem como a tosse, podem ser mais intensos em pessoas que sofram do foro respiratório (rinites, sinusites e bronquites). Tais sintomas condicionam a escolha do medicamento. Não há duas constipações iguais, mesmo em cada um de nós. Recorde-se que a constipação difere da gripe, esta no início não apresenta geralmente problemas nasais, a febre é mais alta, as dores no corpo são mais intensas, sem dúvida que se trata de um quadro muito mais grave. Enquanto que para a gripe existe uma vacina, o mesmo não se passa com a constipação, se bem que existam no mercado alguns medicamentos que têm a característica de aumentar as defesas do organismo face às constipações.
"Apesar dos momentos difíceis que a pandemia trouxe para as empresas e do aumento do desemprego no País e no mundo, em contraciclo Cinfães consegue atrair novos investimentos", anunciou a autarquia.
"O Presidente da Câmara apresentou na última reunião de câmara, proposta para a instalação de uma nova fábrica de produção de calçado e respetivo contrato de arrendamento por um período de 5 anos. A unidade fabril pretende iniciar produção no início de maio no Centro Empresarial e Tecnológico de Cinfães com a criação, numa primeira fase, de 20 postos de trabalho e a perspetiva de aumentar este número a curto prazo." [foto e info] CM Cinfães Por Mário Beja Santos ||| Não é novidade para ninguém que lavar as mãos é um dado fundamental para melhorar os padrões da Saúde Pública. Logo nos jardins de infância e nas escolas, nos locais de trabalho como em nossas casas ou nos cuidados de saúde hospitalares, à correta higiene das mãos deve ser dada a importância que ela merece. Porque lavar as mãos é um dos mais eficientes métodos para a prevenção das doenças, desde a diarreia e outras perturbações gastrointestinais, até à gripe e à pneumonia. Lavar as mãos é uma das medidas mais importantes para diminuir o risco de transmissão de uma infeção de uma pessoa para outra.
Não é novidade para ninguém que lavar as mãos é um dado fundamental para melhorar os padrões da Saúde Pública. Logo nos jardins de infância e nas escolas, nos locais de trabalho como em nossas casas ou nos cuidados de saúde hospitalares, à correta higiene das mãos deve ser dada a importância que ela merece. Porque lavar as mãos é um dos mais eficientes métodos para a prevenção das doenças, desde a diarreia e outras perturbações gastrointestinais, até à gripe e à pneumonia. Lavar as mãos é uma das medidas mais importantes para diminuir o risco de transmissão de uma infeção de uma pessoa para outra. A Câmara Municipal de Baião anunciou a construção de um Parque Urbano com cerca de 5 hectares para a sede de concelho. O parque vai ter áreas de lazer e de desporto.
A par com essa vertente, também existirão lotes para habitação – o objetivo é criar oportunidades de fixação de famílias em Baião, aumentando o número de terrenos disponíveis para construção. O parque está em fase final de projeto e vai nascer junto à variante de Baião, em diferentes terrenos que a autarquia adquiriu entre a zona do Tijelinho e a zona da rua de Entreparedes. [foto e info] Município de Baião Por Mário Beja Santos ||| É do senso comum que os medicamentos só devem ser tomados quando há uma real necessidade, ou seja, quando o médico os prescreve após a avaliação do estado do doente ou quando o farmacêutico os recomenda para alívio do mal-estar ocasional. É condição essencial que quando o doente se queixe junto dos profissionais seja claro e completo na descrição dos seus sintomas e os informe de qualquer doença crónica que eventualmente possua e, ainda, acerca de todos os medicamentos que toma regular ou esporadicamente. O uso racional do medicamento é a pedra de toque nos benefícios para a saúde, prevenindo riscos evitáveis que decorrem de escolhas à toa, irregularidade nas tomas. Nada melhor que exemplificar com dois quadros de uso de medicamento, para se ver como há ganhos em saúde dialogando com o médico ou o farmacêutico.
|
AutorEdição Mais Norte Categorias |