"Inicia este sábado, dia 22 de outubro, a Escola Municipal de Canoagem, para jovens dos 11 aos 16 anos, que resulta de uma parceria entre o Município e a Associação de Canoagem do Norte de Portugal.
Esta iniciativa, de iniciação à canoagem, vai ter lugar no Centro Náutico do Marco de Canaveses, no Parque Fluvial do Tâmega, e vai realizar-se todas as quartas-feiras, entre as 15h e as 17h, e sábados, entre as 10h e as 12h e entre as 15h e as 17h. A inscrição na Escola Municipal de Canoagem é gratuita e inclui seguro, sendo necessária a apresentação do Cartão de Cidadão do encarregado de educação e do educando no ato da inscrição, que deve ser realizada no Centro Náutico.” #Marco #marcodecanaveses #Canoagem #Escola Município do Marco de Canaveses Por Mário Beja Santos ||| A obra intitula-se “A religião dos livros”, por Carlos Maria Bobone, alfarrabista e filho de alfarrabista, com o currículo sempre metido nos livros, Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2022. Começa por nos dizer que este mundo das livrarias e da venda dos livros é mais não-notícia que outra coisa, de vez em quando a comunicação social lança brados sobre a descoberta de uma preciosidade ou de um livro licitado a alto preço em leilão, mais vagamente ficamos a saber que caiu mais uma livraria em combate. E se acontece que as livrarias vão desaparecendo, ou transformando-se, a venda de livros antigos e usados online sobe em espiral, há dois conglomerados editoriais e uma vasta linha de editores independentes e até de editoras que estão prontas a publicar o quer que seja desde que o autor traga dinheiro na mão. Destaquem-se as leiloeiras online, nenhuma delas prescinde fazer leilões de livros entre a arte contemporânea, o colecionismo, os ouros e as pratas, os objetos de decoração. E há as vendas ao ar livre (é o caso da que decorre na Rua Anchieta) isto para já não falar nas Feira da Ladra, nas tômbolas e nas vendas caritativas.
"𝗢 𝗠𝘂𝗻𝗶𝗰𝗶́𝗽𝗶𝗼 𝗹𝗲𝘃𝗼𝘂 𝗮 𝗰𝗮𝗯𝗼, 𝗲𝘀𝘁𝗮 𝘀𝗲𝘅𝘁𝗮-𝗳𝗲𝗶𝗿𝗮, 𝗱𝗶𝗮 𝟭𝟰 𝗱𝗲 𝗼𝘂𝘁𝘂𝗯𝗿𝗼, 𝗮𝘀 𝗽𝗿𝗶𝗺𝗲𝗶𝗿𝗮𝘀 𝗝𝗼𝗿𝗻𝗮𝗱𝗮𝘀 𝗠𝘂𝗻𝗶𝗰𝗶𝗽𝗮𝗶𝘀 𝗱𝗲 𝗦𝗮𝘂́𝗱𝗲 𝗱𝗼 𝗠𝗮𝗿𝗰𝗼 𝗱𝗲 𝗖𝗮𝗻𝗮𝘃𝗲𝘀𝗲𝘀.
A iniciativa foi subordinada ao tema “𝗦𝗮𝘂́𝗱𝗲 𝗠𝗲𝗻𝘁𝗮𝗹 𝗲 𝗩𝗶𝗼𝗹𝗲̂𝗻𝗰𝗶𝗮 𝗮𝗼 𝗟𝗼𝗻𝗴𝗼 𝗱𝗼 𝗖𝗶𝗰𝗹𝗼 𝗱𝗲 𝗩𝗶𝗱𝗮” e promoveu uma reflexão, entre profissionais de saúde, sobre um dos principais problemas de saúde pública, que é a saúde mental. O programa contou com uma conferência sobre o estado da saúde mental em Portugal, seguindo-se um conjunto de painéis, cada um dedicado a um dos ciclos da vida: a infância, adolescência e juventude; a vida adulta; e a terceira idade. As Jornadas Municipais de Saúde são uma iniciativa integrada na Estratégia Municipal de Saúde (EMS), no seguimento dos projetos a elaborar pela Câmara Municipal após a delegação de competências do Governo no domínio da Saúde, que ocorreu a 1 de janeiro de 2021." #Marco #marcodecanaveses #Saúde Município do Marco de Canaveses Por Mário Beja Santos ||| Quando dei aulas sobre Qualidade e Segurança Alimentar, no capítulo da comunicação à exposição a certos riscos alimentares, veio inevitavelmente à baila o tema da exposição aos nitritos e nitratos na alimentação, uma das fontes de comentários nem sempre prudentes, onde paira o alarmismo. Acontece que a nossa alimentação está exposta aos nitritos e nitratos, é o caso dos produtos hortícolas e dos produtos cárneos curados. Como há muitos séculos observou Paracelso, é a porção que faz o veneno, há que consumir com prudência os alimentos que têm aditivos nas charcutarias, mas nunca esquecendo que estes aditivos protegem o consumidor de toxinfeções, como é o caso do botulismo.
|
AutorEdição Mais Norte Categorias |