Por Mário Beja Santos ||| Estamos a falar de dores que causam verdadeiro incómodo e afetam a vida normal do paciente. Há dores musculares que se manifestam por várias partes do corpo e outras que só afetam um músculo em particular. Esta dor muscular está por vezes relacionada com tensão, sobrecarga ou lesão muscular provocada por um esforço físico excessivo. E não podemos igualmente esquecer a dor associada ao desgaste das articulações. A dor osteoarticular manifesta-se por uma dor localizada nas articulações, é a patologia articular mais frequente no adulto, afetando um número impressionante de pessoas com mais de 70 anos.
Falamos, pois, de músculos e articulações, de artroses (doença degenerativa das articulações), de doenças do tecido conjuntivo (caso da artrite reumatoide) e mesmo do lúpus (que é uma doença crónica, autoimune, com episódios de inflamação nas articulações). Aqui é indispensável o aconselhamento médico e a indicação farmacêutica não é despicienda. Por Mário Beja Santos ||| Silverview é o grande adeus de John le Carré, Publicações D. Quixote, 2021. Conforme nos elucida o seu filho mais novo, o escritor Nick Cornwell, John le Carré, o gigante da literatura britânica injustamente conotado com sagas de espiões e traições, quando na verdade foi um genial cronista do nosso tempo onde primam guerra regionais, terrorismo islâmico, a engenharia fraudulenta das Bolsas, manteve no limbo um romance soberbo, enigmaticamente guardado nas gavetas da secretária, e atreve-se a dar a sua interpretação para o facto: “Silverview mostra um serviço fragmentado, repleto das suas próprias fações políticas, nem sempre muito eficaz e, em última instância, já não seguro de poder justificar-se a si mesmo. Em Silverview, os espiões da Grã-Bretanha perderam, como tantos nós, a certeza quanto ao significado do país e de quem somos para nós mesmos. Creio que, conscientemente ou não, relutava em transmitir estas verdades à – da – instituição que lhe ofereceu uma casa quando ele era um cão perdido sem coleira, em meados do século XX. Penso que escreveu um livro excelente, mas, quando olhou para ele, percebeu que se aproximava desconfortavelmente da verdade e que, quanto mais trabalhava nele, quanto mais o burilava, mais claro isso tornava”.
A Câmara do Marco de Canaveses aprovou a adjudicação da empreitada de requalificação e ampliação da USF (Unidade de Saúde Familiar) do Marco, anunciou esta semana a autarquia.
A obra, que custará cerca de 400 mil euros, tem um prazo de execução de nove meses, a contar da data de consignação. #saude #marco #USF #obras Município do Marco de Canaveses Por Mário Beja Santos ||| A tosse é um sintoma de alerta, tanto pode ser uma manifestação de algumas doenças do aparelho respiratório como o reflexo de proteção para expulsar partículas estranhas ou muco do sistema respiratório. A tosse não é uma doença. As afeções respiratórias de menor gravidade (como as constipações) são a causa mais comum da tosse aguda, mas é bom que se saiba que há muitas outras doenças em que a tosse se pode manifestar e há igualmente que ter em conta que existem medicamentos cujos efeitos secundários podem desencadear tosse. Há vários tipos de tosse: a tosse seca, irritativa, que pode ser tratada com antitússicos ou com antialérgicos e a tosse com expetoração. Há claramente um tipo de tosse cujo tratamento requer aconselhamento profissional, é o caso do doente diabético. Para não cansar o leitor sobre a atuação dos antitússicos e dos expetorantes, recorda-se que o aconselhamento farmacêutico pode revelar-se indispensável, referencia-se um modo de comunicação doente-farmacêutico que se pode revelar muitíssimo útil.
Por Mário Beja Santos ||| As referências internacionais ao livro deste especialista em História Militar do mundo antigo são altamente elogiosas. The Wall Street Journal dá nota 10 a Dez Césares, por Barry Strauss, Bertrand Editora, 2021: “Uma história de Roma antiga excecionalmente acessível, com capítulos que se leem como um guião de ‘A Guerra dos Tronos’. Barry Strauss é o melhor académico do mundo antigo a escrever nos dias de hoje para o leitor comum”. Ao longo de dois inspiradíssimos volumes, percorremos três séculos e meio de um dos maiores impérios da História, um percurso aqui registado às vezes como uma novela fantástica que começa com Augusto, o primeiro imperador, o fundador de uma doutrina subjacente a um projeto simultaneamente de conquista e de posse, de irradiação de valores e de aculturação, sob a aura do esplendor, mas aonde não se esquecem poderosas alterações de índole geográfica, étnica, religiosa e culturais, e uma atmosfera de crime, de perseguição e de vingança que nos fazem estarrecer.
O Grande Prémio de Motonáutica de Baião F2 foi apresentado esta sexta-feira em Ribadouro pela organização da prova, que tem lugar a 9 e 10 de outubro e integra autarcas, entidade do turismo e federação da modalidade, entre outras entidades locais e regionais.
Paulo Ferreira, presidente da Federação Portuguesa de Motonáutica, anunciou que estarão na prova duas dezenas de pilotos, nomeadamente o português Duarte Benavente e os dois concorrentes do Team Abu Dhabi. A prova de 2021 tem uma redução drástica de orçamento - o Turismo de Portugal deixou de comparticipar - o que tem gerado diversos constrangimentos à organização da prova. Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte e Paulo Pereira, presidente da câmara de Baião garantiram os apoios para a prova deste ano, que esgotou a hotelaria da região, quer nas unidades hoteleiras quer no alojamento local. Município de Baião Turismo do Porto e Norte de Portugal FPM - FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE MOTONAUTICA #turismo #motonautica #baiao #ribadouro #portoenorte #maisnorte #portugal |
AutorEdição Mais Norte Categorias |