Por Mário Beja Santos ||| A Fundação Francisco Manuel dos Santos levou por diante o projeto de criar uma coleção sobre ciência alimentar, estão publicados cinco números, todos sob a chancela “Pela sua saúde”. Tem sentido referir um dos propósitos da iniciativa: “Hoje, mais do que nunca, valoriza-se a alimentação como comportamento modificável com impacto evidente na promoção da saúde física e mental e na prevenção da doença. Investimento seguro no futuro, a atenção ao que ingerimos depende da informação de que dispomos e da sua aplicação nas escolhas de consumo mais acertadas.” Far-se-á hoje referência ao quarto título da coleção intitulado As Dietas da Moda: Impactos Clínicos, por Ana Brito Costa, FFMS, 2023. Convém deixar claro que se optou por um tipo de comunicação que não visa explicitamente o leitor não iniciado, são textos focados na preparação de futuros profissionais de saúde e de um público com preparação na terminologia científica que é usada em alimentação e nutrição. No caso vertente desta obra de Ana Brito Costa, a autora não foge a procurar resposta a questões muito pertinentes, tais como: é possível perder peso de forma rápida e segura? Quais são os regimes de emagrecimento mais em voga? Como surgem? Com que validação científica? Serão eficazes? Com que efeitos e riscos?
• Participaram mais de 900 mulheres trajadas a rigorViana do Castelo viveu na quinta-feira, 17 de agosto, um dos momentos altos da Romaria da Agonia, um desfile que se realiza anualmente mas em 2023 bateu todos os recordes de participação de mulheres, trajadas a rigor: mais de 900 participaram no Desfile da Mordomia.
Muitos milhares de pessoas foram a Viana do Castelo ver o desfile, que durou quase duas horas, e percorreu as principais ruas e avenidas da cidade do Lima. [Veja a galeria de imagens] "No dia 15 de agosto, terça-feira e feriado nacional, o Município de Marco de Canavaeses vai promover mais uma edição da Festa do Emigrante, no Castelinho.
A celebração vai iniciar às 11h00 com uma missa solene, seguindo-se um almoço convívio pelas 12h30 e animação musical, com um concerto do artista marcuense Martim, a partir das 14h30. A Festa do Emigrante 2023 é organizada pelo Município em parceria com a Junta de Freguesia de Avessadas e Rosém, Irmandade da Nossa Senhora da Natividade do Castelinho e ACDA Avessadas.” [Info CMMC] Por Mário Beja Santos ||| A coleção Pela Sua Saúde – Ciência Alimentar, recentemente criada ou constituída pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, não se destina, em rigor, a um público não iniciado, será seguramente muito útil como ferramenta de estudo para quem se prepara para ser profissional de saúde, a linguagem usada por estes autores só é simples para estes iniciados. Atenda-se ao que o autor deste livro intitulado Obesidade: Uma Questão de Peso?, por José Camolas, Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2023, enuncia como objeto do seu trabalho:
“Tratando-se de uma doença metabólica crónica, a obesidade é também fator de risco para outras patologias, tais como: diabetes, doença cardiovascular, doenças respiratórias, alguns tipos de cancro e depressão, entre outras. A obesidade afeta negativamente a qualidade de vida e está fortemente associada á redução do número de anos vividos com saúde e ao aumento da mortalidade evitável.” O reconhecimento da obesidade como doença é bastante recente. Como também observa o autor, foi apenas no início deste século que a OMS propôs a sua caracterização como doença crónica, reconhecimento que ainda não é consensual. É estimável que a prevalência da obesidade mereça a caracterização de altamente preocupante. “Em Portugal, mais de metade da população adulta e um terço das crianças apresentará peso em excesso”, tenho sérias dificuldades em aceitar estes números, ando nas ruas e não vejo tal flagelo. O autor recorda que os mecanismos envolvidos pelo agravamentos e consequências da obesidade são múltiplos e complexos, tal como adianta que os fatores que favorecem o ganho de peso variam individualmente. Prevenir e tratar a obesidade abarca diferentes níveis de atuação, desde uma cultura adequada a uma alimentação saudável passando pelas respostas clínicas ajustadas. Um desafio da maior amplitude, como ele adianta: “A luta contra a obesidade incorpora, em pleno, o desafio de integrar a saúde em todas as políticas. Assim, além das medidas de âmbito da saúde, ao nível da prevenção e da agilização do acesso ao tratamento adequado, são indispensáveis ações no âmbito da regulamentação, da tributação dos alimentos prejudiciais à saúde, do apoio social e da facilitação do acesso à alimentação adequada. |
AutorEdição Mais Norte Categorias |