Por Mário Beja Santos ||| Alivia-se o quadro de restrições à pandemia, mas não podemos fechar os olhos às medidas de proteção, em particular no que diz respeito aos produtos para limpeza e desinfeção das mãos e das superfícies. Uma das vias mais frequente de transmissão dos vírus é através das mãos sujas, por contactos com superfícies contaminadas. Tocar com as mãos contaminadas no nariz, na boca ou nos olhos permite que o vírus entre no organismo. Deu-se primordial importância aos produtos antisséticos para prevenir as infeções, são produtos que também servem para tratar pequenas lesões e ferimentos ligeiros. No caso das instituições de saúde estes antisséticos são cada vez mais usados em meios hospitalares, onde existe o risco potencial da infeção nosocomial (infeção adquirida nos hospitais por microrganismos multirresistentes).
Projeto de restauro de Álvaro Siza Vieira e com um investimento global de 3,4 milhões de euros, o Mosteiro de Ancede terá uma forte componente cultural, das exposições de arte à música e teatro e ainda à componente da investigação em parceria com a academia. Paulo Pereira, presidente da Câmara de Baião, fez uma visita guiada à Mais Norte daquela obra arquitetónica, com 900 anos, e considerada a jóia cultural do concelho de Baião, adquirida pelo Município em 1985. Além do monumento, o mosteiro tem uma quinta com 13 hectares onde é produzido vinho, fruta e hortícolas. #Baião #MosteirodeAncede #SizaVieira Município de Baião Por Mário Beja Santos ||| Tenho para mim que o mais recente texto de Manuel Alegre, Tentação do Norte, Publicações Dom Quixote, 2021, é a obra mais encriptada ou polissémica do último dos nossos camonianos. Na poesia, no romance, na novela, no ensaio, nos contos, no infanto-juvenil, sobressai e dilata-se, inconfundível, a rima do resistente, as convicções que não vergam na vida do exílio; o vate possui o dom de nos abraçar na dor da memória da Guerra Colonial, sabe fascinar a criança, enternece-nos com a companhia e a fidelidade de um cão, dom inestimável a daquele bicho que gostaríamos de ter tido em nossas casas.
Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Sales, considera que medidas vão ser aliviadas a curto prazo e que máscara deverá ser a última medida a ser abandonada
Por Mário Beja Santos ||| A Encíclica Laudato Si, publicada em 2015, dava a conhecer a visão do Papa Francisco sobre o que se veio a definir como Ecologia Integral, insistindo o Bispo de Roma que se tratava da sua visão da justiça social, onde obviamente o ambiente tinha primazia, mas o seu olhar era mais dilatado, direcionava-se no respeito por todos os seres vivos, por uma globalização poliédrica, por uma economia justa, suscetível de ir fazendo recuar a pobreza e as exclusões de toda a espécie. Um seu admirador, embora declaradamente agnóstico, Carlo Petrini, o fundador do movimento Slow Food, e inspirador do movimento Terra Madre, propôs ao Pontífice que dialogassem sobre cinco temas basilares: biodiversidade, economia, comunidade, migração e educação. O propósito era de que tais conversas se destinassem especialmente às gerações mais novas, dando-lhes motivação para organizarem ações coletivas pacíficas para novos modelos de coexistência num ambiente “bom, limpo e justo”. Assim nasceu o livro O Futuro da Terra, Diálogos com o Papa Francisco, Casa das Letras, 2021.
|
AutorEdição Mais Norte Histórico
Abril 2025
Categorias |