O Município de Baião recebe dia 𝟮 𝗱𝗲 𝗳𝗲𝘃𝗲𝗿𝗲𝗶𝗿𝗼 o segundo dos três seminários temáticos sobre a Paisagem Protegida Regional da Serra da Aboboreira, sobre o Património Natural.
A sessão terá lugar na 𝗕𝗶𝗯𝗹𝗶𝗼𝘁𝗲𝗰𝗮 𝗠𝘂𝗻𝗶𝗰𝗶𝗽𝗮𝗹 𝗔𝗻𝘁𝗼́𝗻𝗶𝗼 𝗠𝗼𝘁𝗮, recentemente inaugurada. O 𝗦𝗲𝗺𝗶𝗻𝗮́𝗿𝗶𝗼 𝗣𝗮𝗶𝘀𝗮𝗴𝗲𝗺 𝗣𝗿𝗼𝘁𝗲𝗴𝗶𝗱𝗮 𝗥𝗲𝗴𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹 𝗱𝗮 𝗦𝗲𝗿𝗿𝗮 𝗱𝗮 𝗔𝗯𝗼𝗯𝗼𝗿𝗲𝗶𝗿𝗮: 𝗽𝗮𝘁𝗿𝗶𝗺𝗼́𝗻𝗶𝗼 𝗻𝗮𝘁𝘂𝗿𝗮𝗹 começa às 𝟭𝟰𝗵. [Programa completo na imagem] Por Mário Beja Santos ||| Como em todas as situações que envolvem medicamentos, para tratar a tosse há um conjunto de marcas em comprimido ou xarope. A escolha de uma delas para alívio da tosse coloca alguns problemas, e por vezes delicados. E porquê? A tosse pode ser seca, sem expetoração e irritativa, o que deve levar a escolher medicamentos que impeçam a tosse, ou pode ter-se expetoração, o que obriga a escolha de um outro tipo de medicamentos completamente diferente, para libertar a expetoração e descongestionar o peito. A escolha errada pode acarretar complicações. Se uma tosse com expetoração for parada, o doente não elimina as secreções, que se acumulam e podem infetar, ocasionando problemas que podem ser muito graves, particularmente em idosos, asmáticos, bronquíticos e acamados. Uma tosse seca e irritativa, se for tratada com expetorantes, não alivia, e torna-se mais frequente, o que acaba por incomodar o doente, pois pode aumentar a irritação da garganta e tornar-se extenuante. Isto para dizer que é necessário escolher um medicamento em função do tipo de tosse.
• Escritor António Mota é o patrono do novo equipamento cultural [Versão completa e editada] #Baião #Cultura #BibliotecaMunicipal Município de Baião Por Mário Beja Santos ||| As fibras alimentares são componentes dos alimentos de origem vegetal (cereais, leguminosas e hortofrutícolas), imprescindíveis para a manutenção da nossa saúde. Não é por acaso que uma das grandes mensagens da educação alimentar assenta no consumo regular de hortícolas e fruta. É que estes produtos possuem uma característica nutricional de grande importância: são uma excelente fonte de fibras, reguladora do trânsito intestinal, com outros benefícios para a saúde como o controlo e a prevenção do excesso de peso, da obesidade, da diabetes, do excesso de colesterol; as fibras contribuem para a diminuição do risco de doença cardiovascular, da incidência de casos de doença hemorroidária, de divertículos do intestino e de cancros do cólon e do reto. Nada de excessos: recomenda-se uma ingestão diária de fibra de pelo menos 25 gramas por dia, mas o excesso de fibras pode interferir com a absorção de alguns minerais (caso do ferro, zinco, cálcio e magnésio).
|
AutorEdição Mais Norte Categorias |