Reabrem na segunda-feira, 6 de janeiro, as duas escolas do ensino básico do Marco de Canaveses que foram requalificadas, operação que incluiu nomeadamente a retirada das coberturas de amianto. A autarquia anunciou que investiu cerca de 370 mil euros nas duas empreitadas. Reabrem no dia 6 de janeiro as escolas básicas do 1.º ciclo da Barroca (Marco) e da Rua Direita (Sobretâmega). As duas escolas encerraram para obras de remodelação, conforme acordado com os pais e Juntas de Freguesia, nas férias de verão.
A Câmara Municipal investiu cerca de 370 mil euros nas duas intervenções, que consistiram na remoção da cobertura de amianto, a substituição do revestimento exterior por capoto, a colocação de caixilharia com corte térmico, alteração de toda a iluminação para tecnologia LED. No interior foram efetuadas pinturas, tratamento de madeiras e a reabilitação das casas de banho. “Tudo correu dentro do previsto e as crianças destas escolas vão poder usufruir de muito melhores condições já a partir do arranque do segundo período, tal como planeámos e desejámos”, sublinha Cristina Vieira, que desde o princípio do mandato autárquico assumiu a aposta na Educação como prioridade. “A renovação do parque escolar do concelho faz parte da nossa estratégia e estamos a dar prioridade às escolas que têm amianto, e mais alunos como eram estes dois casos”, completa a Presidente da Câmara. Nos últimos dois anos a Câmara Municipal do Marco de Canaveses levou a cabo intervenções em 26 estabelecimentos de ensino. A próxima grande requalificação é a da EB1 da Esperança (Várzea, Aliviada e Folhada), que já foi adjudicada, prevendo-se também melhoramentos na EB1 da Feira Nova e na EB1 de Paredes de Viadores. As cerimónias de inauguração das duas requalificações agora concluídas estão marcadas para as 9h00 (Barroca-Marco) e 11h00 (Sobretâmega). [Info e foto CM Marco] A Câmara de Amarante criou um novo passe municipal sénior de valor mais reduzido – 50 por cento do passe municipal normal – e reforçou as ligações com o segundo maior centro urbano do concelho, Vila Meã. Com a nova ligação chegam a sete as ligações diárias entre Vila Meã e Amarante, permitindo utilizar mais racionalmente os novos comboios urbanos da CP que servem a estação ferroviária da linha do Douro. Já estão em vigor as novas medidas da rede municipal de transportes de Amarante. O passe municipal sénior com 50 por cento de desconto face ao passe municipal e a nova ligação a Vila Meã surgem no contexto do Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos (PART).
Quer o Passe Municipal Sénior, no valor de 15 euros, quer o Passe Municipal que mantém o preço de 30 euros permitem circular em toda a rede municipal, no VIA - Viagens de Amarante e ainda, na nova linha de transporte regular que funciona entre o terminal rodoviário do Queimado e a estação ferroviária de Vila Meã. Esta nova linha é, também, gratuita para quem tiver passe ou bilhete da CP e custa 50 cêntimos aos restantes utilizadores. São sete as ligações diárias entre os dois principais polos urbanos do concelho, coincidindo com os horários de maior procura da CP. Outra novidade é a redução do custo dos passes do VIA para estudantes e seniores, que baixou dos atuais 10 euros mensais, para os sete euros e meio, em 2020. Para Rita Marinho Batista, vereadora com o pelouro da mobilidade, trânsito e segurança rodoviária, “o conjunto de medidas agora anunciado tem como propósito estimular a mobilidade dos cidadãos através da utilização do transporte público, em condições economicamente mais favoráveis e com um serviço mais ajustado às necessidades”. [Info e foto CM Amarante] |
AutorEdição Mais Norte Categorias |