O novo presidente da Câmara Municipal de Gaia, Eduardo Rodrigues, prometeu renegociar muitas das dívidas da autarquia, cujo montante global estima poder ultrapassar os 300 milhões de euros. O autarca socialista recusa culpar o antecessor Luís Filipe Menezes. A câmara gaiense é a segunda mais endividada do país, a seguir a Lisboa, mas o autarca nega que haja um risco de insolvência. Contudo, reconhece que houve nos mandatos anteriores algum excesso de obra, admitindo que terá de haver mais rigor no futuro. “Não é possível manter o nível de extravagância do passado”, sublinhou. Os deputados do PSD/Porto prometeram reclamar junto do Governo pela integração da variante da EN106, entre Penafiel e Entre-os-Rios, no pacote de obras prioritárias devido à sua importância como via de escoamento de granitos exportáveis através do porto de Leixões. "É a prioridade das prioridades", garantiu em Penafiel, o líder do PSD/Porto, Virgílio Macedo. Os deputados eleitos pelo Porto, que se reuniram em Penafiel com os presidentes da câmara e da assembleia de Penafiel, Alberto Santos e Antonino Sousa respetivamente, além de vereadores do município vizinho de Marco de Canaveses e ainda autarcas das freguesias afetadas pela nova via e responsáveis locais da GNR, comprometeram-se a defender junto do Governo que a referida variante – em tempos enquadrada na concessão IC35, extinta ainda no tempo do governo Sócrates – seja considerada “prioritária”, reflexo da sua importância no desenvolvimento e sustentabilidade da indústria local de extração de granito, que usa o porto de Leixões como local de carga para as exportações de pedra. Virgílio Macedo invocou ainda uma promessa de 2012 do secretário de Estado das Obras Públicas, Sérgio Monteiro, que garantira na altura que a obra avançaria ao abrigo do anterior quadro comunitário, o que não veio a suceder. Autarcas e deputados concordaram que a obra, um percurso de 13 quilómetros aproximadamente, deve ser redimensionada relativamente ao projeto inicial, que previa perfil de autoestrada e apontava para um custo superior a 100 milhões de euros. A atual estrada 106 não comporta há mais de dezena e meia de anos o volume de tráfego, muito dele pesado, além de ser preocupante a elevada sinistralidade da via, que atravessa diversos aglomerados urbanos. Esta estrada é há muito considerada uma artéria urbana, longe de constituir uma via estruturante que corresponda às necessidades das indústrias e comércio de ambas as margens do rio Douro. Para citar apenas a indústria extrativa do granito, os deputados referiram que circulam por aquela via cerca de 600 mil toneladas de granito oriundas de Castelo de Paiva destinadas à exportação, mas o volume de pedra produzida na margem direita do Douro, com dois pólos principais em Rio de Moinhos (Penafiel) e Alpendurada (Marco), é de vários milhares de toneladas/ano, o que corresponde a milhares de postos de trabalho e muitas dezenas de empresas. Só Alpendurada registava em 2010 centena e meia de empresas, cerca de três mil postos de trabalho diretos, mais de dois milhões de pedra transformada e um volume de negócios na ordem de 250 milhões de euros. As exportações já nessa altura representavam 750 mil toneladas mas esse número aumentou consideravelmente nos últimos anos devido à crise interna no ramo do imobiliário e construção. No encontro entre deputados e autarcas foi divulgado um estudo da autarquia penafidelense que confirma o elevado tráfego daquele troço regional, estimado em cerca de 10 mil veículos/dia. O stand da Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal ganhou o galardão de Melhor Stand de Promoção Turística na Feira Internacional de Gastronomia e Turismo de Ourense, Xantar 2014. O prémio alcançado pela Turismo do Porto e Norte (TPN) foi um dos quatro prémios criados pelo Xantar no ano da sua internacionalização. Entretanto, a organização do Xantar anunciou que o certame deste ano recebeu 20 000 visitantes, resultado que traduz “o reconhecimento do seu trabalho de promoção e dinamização da gastronomia e do turismo ao longo de quinze edições”. O stand da Turismo do Porto e Norte de Portugal, localizado no centro do Pavilhão, com uma forte componente tecnológica, mobiliário de design arrojado e fotografias alusivas à oferta turística da Região de grande dimensão cativou os profissionais e o público visitante que procuraram junto da mesa interactiva e do material promocional disponível informações sobre o destino turístico Porto e Norte e especificamente sobre os municípios que fazem parte da Entidade Regional. Braga é a cidade portuguesa que celebra a Semana Santa com maior solenidade e esplendor. Decoradas com motivos alusivos à quadra pascal, as ruas enchem-se de velas e pessoas que aí se deslocam para assistirem às majestosas procissões, nomeadamente, a da Penitência, que pára junto a cada «Passo» e dá lugar a uma piedosa alocução do momento, a Procissão do Senhor Ecce-Homo e a Procissão do Enterro do Senhor, que ocorre na sexta-feira santa e encerra o ciclo de procissões. A Semana Santa de Braga deverá candidatar-se a património da Imaterial da Humanidade, prometem a Comissão das Solenidades e a autarquia de Braga. As celebrações deste ano vão contar com um reforço no orçamento de 170 mil euros. O presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, fala de um processo moroso e aponta 2017 como a data para a conclusão do primeiro passo da candidatura.“Há todo um trabalho de levantamento das vivências e das próprias tradições, que tem de ser realizado. É algo prolongado no tempo. Não demorará menos de três anos a ter uma base sustentada para podermos apresentar essa mesma candidatura”, sustenta o autarca. A Ryanair, companhia irlandesa de baixo custo, anunciou que vai fazer cinco voos semanais entre o Aeroporto do Porto e Lisboa, entre outras quatro rotas novas a criar no mês de abril. A Ryanair vai ainda voar para Bruxelas (para o aeroporto principal de Zaventem, com 14 voos semanais), Limoges (quatro voos semanais) e Rennes (quatro voos semanais). O responsável de marketing e vendas da companhia em Portugal, Luís Fernández-Mellado, admitiu poder chegar aos 70 mil passageiros no primeiro ano de operação da rota Porto/Lisboa/Porto, que deverá ter um voo diário em cada sentido, ao início da manhã, aos dias úteis. Não foi ainda divulgado o preço final da viagem entre as duas principais cidades portuguesas (admite-se que possa ser de 48,00 €), mas a Ryanair avançou já com uma promoção de 19,99 euros por viagem, que vigora até segunda-feira, 24 de fevereiro. O aeroporto do Porto foi considerado um dos três melhores da Europa, segundo o critério de uma associação profissional mundial de operadores de aeroportos – ACI - Airports Council International. Os três primeiros lugares são ocupados pelas infra-estruturas aeroportuárias de Moscovo, Zurique e Porto, segundo um comunicado da ANA, a empresa que gere os aeroportos nacionais. Nas posições seguintes ficaram Keflavik (Islândia) e Malta. 6,4 milhões de passageiros/ano Para a ANA - Aeroportos de Portugal, o galardão “resulta de um conjunto de medidas adoptadas (...) no sentido de sensibilizar e mobilizar os seus recursos e os seus prestadores de serviço para a melhoria contínua da qualidade do serviço prestado aos passageiros". "Foi com orgulho que soubemos que uma vez mais fomos escolhidos pelos nossos passageiros como um dos três melhores aeroportos da Europa. Este é o nosso 8º prémio nos últimos oito anos e é particularmente importante para nós num momento em que o número de passageiros no aeroporto do Porto atingiu a marca de 6,4 milhões de passageiros servidos", refere Jorge Ponce de Leão, presidente da ANA. Entre 2006 e 2011 já tinha ficado classificado no terceiro, tendo mesmo obtido o 1º lugar em 2007. “Esta distinção é mais um factor positivo para a atractividade do Porto, ao nível internacional, a adicionar ao galardão de Melhor Destino Turístico Europeu recentemente conquistado”, conclui o comunicado. |
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Outubro 2016
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