O calçado português continua a manifestar bom desempenho no exterior, com as as exportações para fora da União Europeia a duplicaram nos últimos quatro anos, com destaque paras as vendas feitas na China, EUA, Japão e Rússia. Estes quatro países respondem por 13% do total exportado entre 2009 e 2013, destaca a Associação Portuguesa dos Industriais do Calçado, Componentes, Artigos de Pele e Seus Sucedâneos (APICCAPS) na última edição da sua revista. Segundo a associação representativa do setor, “as exportações portuguesas de calçado aumentaram mais de 40% em valor desde 2009, para os mais de 1.700 milhões de euros de 2013 (a um ritmo médio anual de 10,2%, correspondente a mais 500 milhões de euros), enquanto em volume subiram de 63 para 74 milhões de pares.”
A APICCAPS destaca que o crescimento registado ocorreu nos mercados mais importantes, com as vendas para a União Europeia a aumentarem 31% para 1.513 milhões de euros, destacando-se os desempenhos de França (mais 19% para 428 milhões de euros), Alemanha (mais 38% para 318 milhões de euros) e Holanda (mais 41% para 234 milhões de euros). Também para o mercado britânico as vendas de calçado português aumentaram 14%, enquanto em Espanha o aumento foi de 43% para 164 milhões de euros. Os dois principais centros produtores de calçado do país, S. João da Madeira e Felgueiras, denotam uma vitalidade industrial que contrasta com a crise económica. Felgueiras, a norte do Douro, tem sido dos poucos municípios que viu o desemprego decrescer nos últimos dois anos. UA-48111120-1
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Outubro 2016
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