Três empresários de Amarante vão lançar, ainda este verão, uma plataforma interativa de promoção e reservas online com o intuito de fomentar e dinamizar a atividade de dezenas de pequenas empresas da região do Tâmega, Sousa e Douro Sul que se dedicam, acima de tudo, à promoção de eventos ao ar livre. O Living Douro (livingdouro.com) vai funcionar na base de parcerias que a empresa, sediada na incubadora do Instituto Empresarial do Tâmega, já está a realizar um pouco por toda a região e vai permitir, acreditam os seus promotores, “um aumento da capacidade de comercialização e promoção das empresas e produtos da região”, nomeadamente das áreas do turismo rural, desportos de natureza, gastronomia, vinicultura e passeios todo-o-terreno, entre outros. “Este portal justifica-se porque temos notado, recentemente, o advento de muitas novas empresas, e o retomar de algumas mais antigas, que oferecem serviços de grande qualidade mas que pela sua pequena estrutura, têm dificuldades em atrair clientes”, explicou Oriol Juvé, um dos três sócios da empresa e atual diretor do hotel da Casa da Calçada, em Amarante. A ideia surgiu em várias conversas que teve com os outros dois responsáveis pelo projeto, José Manuel Diaz (Restaurante A Eira) e Paulo Amado (Quinta da Pousadela / OFFTRACK), no sentido de dotar a região de uma solução inovadora para promover os seus produtos.
Para além da divulgação através de materiais de marketing, nomeadamente com fotografias e vídeos promocionais, as empresas parceiras da Living Douro vão ter acesso a um portal de reservas, o único do seu género em toda a região, onde os potenciais clientes poderão realizar, na hora, a aquisição de diversos serviços. Este portal está projetado de forma a poder funcionar no próprio website da empresa aderente, caso assim o deseje. Em termos de custos, a parceria tem um valor inicial de 299 euros e de uma comissão de 20% em cada venda realizada através do motor de reservas. “Para além das promoções e do motor de reservas, a parceria permite-nos também funcionar como uma forma de consultoria, em várias áreas, às empresas participantes. A título de exemplo, podemos ajudar a determinar uma política de preços, que aliás achamos serem demasiado baixos em alguns casos”, disse aquele sócio da empresa. Oriol Juvé salientou, aliás, que o motor de reservas oferece funcionalidades que vão para além da mera reserva e aquisição de serviços, permitindo o acesso a várias ferramentas que os parceiros podem utilizar para “profissionalizar” e gerir a sua atividade. Os promotores deste projeto acreditam ainda que o portal permitirá diversificar a oferta e servir como “potenciador” da imaginação dos seus parceiros comerciais para idealizar novos produtos e serviços. “Atividades não nos faltam, nem mesmo as ideias inovadoras. O que falta é uma capacidade de implementação e acho que é aqui que podemos ajudar”, disse ainda o sócio da empresa. Para além da vertente estritamente empresarial, a Living Douro vai também coordenar com instituições públicas, nomeadamente autarquias, a promoção do território através de visitas guiadas com operadores turísticos e jornalistas. Douro: chave para competir nos mercados de turismo internacionais José Manuel Diaz, outro dos sócios, revelou que a Living Douro já realizou uma série de parcerias com várias empresas e microempresas de Amarante (e atraiu o interesse de mais de duas dezenas delas) mas sublinhou que a sua atividade não se vai restringir àquela região, referindo aliás, que o próprio nome assim o reflete. O rio Douro vai ser outro palco de atividade para esta empresa que garante já ter negociado com proprietários de duas embarcações o lançamento, para breve, de um serviço de passeios turísticos ao longo de um percurso que inclui os concelhos de Baião, Marco de Canaveses, Cinfães, Resende e Régua, entre outros. “Um dos serviços que vamos promover é um passeio de jipe desde Amarante até ao rio Douro, onde poderemos disponibilizar aos clientes um veleiro ou um iate que depois irá fazer um percurso de três horas entre Cinfães e a Régua, servindo a bordo produtos tradicionais e com a opção de jantar”, explicou. Dentro do mesmo projeto, o sócio da Living Douro prevê ainda a realização de percursos inseridos na Rota do Românico, atualmente um dos parceiros da empresa, e de um jantar queirosiano, uma vez por semana, em Baião. “Essencialmente, vamos pôr em prática o que se fala muitas vezes, de trabalho em rede”, adiantou Oriol Juvé, sublinhando que a concorrência não são os outros operadores regionais ou nacionais mas sim os estrangeiros. “É uma área muito competitiva em termos internacionais e temos que ser agressivos comercialmente porque sem um bom trabalho de mercado, nunca vamos poder atrair novos clientes”, concluiu. PAULO ALEXANDRE TEIXEIRA UA-48111120-1
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Outubro 2016
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